07/08/2011

Saudade

É uma lembrança impregnada de sentimento.

É saber que o tempo passou, mas que, ao mesmo tempo, ainda respira e se move, permanecendo presente dentro de nós.

É uma inquietude, uma insaciedade, um espaço vazio como uma porta entreaberta, sempre a espera de uma chegada. Sempre acalentando sonhos e esperanças.

Saudade é muito mais que sentir falta. É uma vontade de fazer com que voltem as coisas, pessoas, lugares e épocas. É também querer unir o passado ao presente e ao futuro.

A vida segue um curso, pessoas se vão, coisas acontecem e passam, relações terminam, mas tudo isso faz parte de uma história, que cada um tem impressa dentro de si e, de vez em quando, um personagem ou uma cena se faz presente na memória.

Este sentimento às vezes triste e melancólico, às vezes gostoso e mágico, dá nova dimensão ao tempo e ao espaço. De olhos fechados somos capazes de viajar secretamente para perto de pessoas queridas, de ir rapidamente ao passado, de sentir cheiros, sabores e emoções da infância, de visitar lugares distantes.

A Saudade é a certeza de momentos felizes, de pessoas queridas e de fatos importantes e, por mais dolorosa que seja é a certeza de estar vivendo e ter vivido intensamente.


“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,

mas na intensidade com que acontecem.

Por isso existem momentos inesquecíveis,

coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"



Texto feito por Gil Magaldi (desabafo).

Nunca sabemos a real dimensão de perder um ente querido, até que essa dor nos aflija todos os dias.







Um comentário: